sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Dicraeossauro

O Dicraeossauro cujo nome significa " lagarto bifurcado ", viveu a 180 milhões de anos atrás no recôndito das florestas de coníferas e de palmeirais, onde se alimentavam de plantas e sementes. Altos e de pescoço longo e fino, como típicos saurópodes que eram.
Apesar de serem " pequenos " se comparados á outros saurópodes, os Dicraeossauros tinham a cabeça bem pequena e os olhos e as narinas também eram pequenos. Sendo herbívoro, lento e possuindo uma grande " quantidade de carne " deveria ser atacado pelos dinossauros carnívoros constantemente. Não dispunha de couraça nem de garras afiadas, mas podia se defender com o rabo. Por ser mais leve e ágil, também conseguia escapar correndo de alguns inimigos.
Uma importante descoberta feita em 1907, na Tanzânia, revelou grandes ossadas que faziam supor que muitos dinossauros morreram junto a foz de um rio, e seus corpos foram arrastados para bancos de lama. Alguns ossos eram de dinossauros ainda não descobertos. Dentre eles, o Dicraeossauro, só batizado em 1935.


Dados do Dinossauro:
Nome: Dicraeossauro
Nome Científico: Dicraeosaurus
Época: Fim do Jurássico
Local onde viveu: África
Peso: Cerca de 28 toneladas
Tamanho: 20 metros de comprimento e 6 de altura
Alimentação: Herbívoro

Diplodoco

O Diplodoco cujo nome significa " dupla viga " era um enorme saurópode, que viveu há aproximadamente 150 milhões de anos atrás durante o período Jurássico na América do Norte e chegava a medir 45 metros de comprimento. O Diplodoco tinha dentes próprios para desfolhar vegetação leve, como samambaias e que não serviam para mastigar. Existiram quatro espécies principais de Diplodocus: Diplodocus longus, Diplodocus carnegii, Diplodocus hayi e Diplodocus lacustris. É um dos dinossauros mais conhecidos. Cópias de seus esqueletos estão em muitos museus pelo mundo inteiro. Os Diplodocos como mostram pegadas fósseis, tinham pés largos e redondos e também andavam semelhantes aos atuais elefantes.
O pescoço do Diplodocos possuía 15 vértebras enormes, que sustentavam sua pequena cabeça, o dorso possuía 10 vértebras maiores ainda e a cauda 70 vértebras que iam afunilando até a sua ponta, que servia como um chicote.

Dados do Dinossauro:
Nome: Diplodoco
Nome Científico: Diplodocus longus, D. carnegii, D. hayi e D. lacustris.
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 38 toneladas
Tamanho: 45 metros de comprimento e 5 metros na altura dos quadris.
Alimentação: Herbívora

Girafatitan

O Girafatitan cujo nome significa " Grande Girafa " assemelhava-se com um Braquiossauro, pertencia a família dos saurópodes, media de 22 á 30 metros de comprimento e chegava pesar 80 toneladas, sua altura lhe permitia sem esforço, comer as copas das árvores, comia mais ou menos 2 toneladas de plantas por dia e sem dúvida foi um dos maiores animais que já viveram no planeta. Viveu durante o período Jurássico na Tanzânia.

Dados do Dinossauro:
Nome: Giraffatitan
Nome Científico: Giraffatitan brancai
Época: Jurássico
Local onde viveu: Tanzânia
Peso: Cerca de 80 toneladas
Tamanho: 30 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Gondwanatitan

O Gondwanatitan cujo nome significa " Titã de Gondwana " e recebeu este nome devido a ele ter vivido no continente cretáceo Gondwana (que na época abrigava a Índia e todos os continentes do hemisfério sul). Este magnífico animal era um legítimo saurópode brasileiro. Viveu há aproximadamente 80 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo no Brasil.
O Gondwanatitan tinha 8 metros de comprimento e 2 metros de altura. Diferente dos outros saurópodes que têm a tíbia curvada para dentro da pata, a tíbia do Gondwanatitan era quase totalmente reta. Tinha um andar arrastado e se deslocava em grandes manadas, trilhando caminhos à beira de lagos, pântanos e vales de rios, muito comuns na região central do Brasil cretáceo.

Dados do Dinossauro:
Nome: Gondwanatitan
Nome Científico: Gondwanatitan faustoi
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 10 toneladas
Tamanho: 2 metros de altura e 8 de comprimento
Alimentação: Herbívora

Jobaria

Este enorme dinossauro possuía 21 metros de comprimento, 4,6 metros de altura nos quadris e um peso aproximado de 18 toneladas. Este enorme saurópode comedor de plantas dominou em sua época há aproximadamente 135 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na África.
O dinossauro, nomeado de Jobaria tiguidensis, Jobaria se refere a “Jobar,” uma criatura das lendas dos nômades Tuaregs da Nigéria onde foram encontrados os ossos expostos, tiguidensis se refere a um precipício perto dos locais de escavação. Um time conduzido por Paul Sereno da Universidade de Chicago recuperou 95 por cento de um Jobaria adulto.

Dados do Dinossauro:
Nome: Jobaria
Nome Científico: Jobaria tiguidensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: África
Peso: Cerca de 18 toneladas
Tamanho: 21 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Mamenchissauro

O Mamemchissauro cujo nome significa " lagarto de Mamenchi ", que lembra o local onde foi encontrado, era um saurópode enorme e possuía um dos maiores pescoços conhecidos, chegava a ter quase 15 metros de comprimento, porém seu rabo era curto não o tornando no geral "muito" comprido, conhece-se duas espécies principais de Mamenchissauro: Mamenchisaurus constructus, Mamenchisaurus hochuanensis.
Eles viveram durante o período Jurássico, na Ásia há aproximadamente 160 milhões de anos atrás. Nessa mesma época os dinossauros estavam atingindo proporções enormes e os saurópodes começavam a tingir seu alge.

Dados do Dinossauro:
Nome: Mamenchissauro
Nome Científico: Mamenchisaurus constructus e Mamenchisaurus hochuanensis
Época: Jurássico
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 30 toneladas
Tamanho: 23 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Mussaurus

Há cerca de 20 anos foram descobertos vários esqueletos fósseis de um dinossauro muito pequeno. Alguns deles eram tão pequenos que podiam ser comparados a um pequeno pássaro. Foram batizados com o nome de Mussaurus que significa "lagarto-rato". Mas os seus descobridores depressa se deram conta de que se tratava de crias, dado terem os olhos, a cabeça e os dentes demasiados grandes em relação ao tamanho do corpo. Supõe-se que o animal adulto podia ser um dinossauro primitivo "de pescoço comprido", com cerca de 3 metros de comprimento.

Dados do Dinossauro:
Nome: Mussaurus
Tamanho:
3 metros de comprimento