sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Opisthocoelicaudia

O Opisthocoelicaudia cujo o nome significa " ossos ocos na parte de trás da cauda ", viveu na Mongólia durante o período Cretáceo, era um dinossauro saurópode de porte médio, chegando a 12 metros de comprimento e 6 de altura, que para alcançar as copas das árvores apoiava-se nas pernas de traseiras e usava a cauda como apoio. em fósseis encontrados no deserto de Góbi, na Mongólia, havia marcas de dentes na perna fossilizada e faltava a cabeça do Opisthocoelicaudia, provavelmente algum predador mordeu a perna do Opisthocoelicaudia e esperou ele cair para depois devorá-los e talvez levar a cabeça embora..., ou então um carnívoro o encontrou morto e o comeu, só podemos deduzir algo assim, mas ter certeza do que realmente ocorreu provavelmente nunca teremos.

Dados do Dinossauro:
Nome: Opisthocoelicaudia
Nome Científico: Abelisaurus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 10 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Paralititan

O Paralititan cujo nome significa "Gigante do Mar", lembrando o local onde foi encontrado, viveu há aproximadamente 94 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo, foi encontrado no Bahariya oásis no meio do deserto do Sahara, a 300 km a sudoeste do Cairo no Egito, onde era um antigo mar. O Paralititan era um saurópode enorme, provavelmente um dos maiores que já existiu, se igualando em tamanho ao braquiossauro e outros gigantes. Provavelmente andariam em enormes manadas de adultos com jovens no centro da manada para proteção. O Paralititan apesar de não ser tão alto e nem tão comprido, era bem robusto com membros fortes e grossos se comparado aos outros saurópodes.

Dados do Dinossauro:
Nome: Paralititan
Nome Científico: Paralititan stromeri
Época: Cretáceo
Local em que Viveu: Egito
Peso: Cerca de 75 toneladas
Tamanho: 30 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropoda
Classe: Titanosauria
Genero: Paralititan

Pelorossauro

O Pelorossauro cujo o nome significa " Lagarto monstruoso " viveu na Inglaterra e em Portugal este animal chegava a medir 24 metros de comprimento pesando aproximadamente 30 toneladas. Este animal pertencia a família dos saurópodes. Sua altura lhe permitia comer as copas das árvores. Ele podia usar sua longa cauda como defesa contra seus predadores, já que mais pareciam grandes chicotes.

Dados do Dinossauro:
Nome: Pelorossauro
Nome Científico: Pelorosaurus conybearei
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 30 toneladas
Tamanho: 24 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Puertassauro

O Puertassauro reuili cujo nome é em homenagem a seus descobridores Pablo Puerta e Santiago Reuil, viveu há aproximadamente 70 milhões de anos, ou seja, pouco antes da extinção em massa que afetou a vida na Terra, há 65 milhões de anos, se acreditava que a era de maior esplendor dos dinossauros, na qual atingiram maior tamanho e diversidade, havia transcorrido há 90 ou 100 milhões de anos. Esta descoberta demonstra que esta linhagem de tamanho descomunal sobreviveu até o fim da era dos dinossauros, quando o normal ao descobrir fósseis desta fase eram animais muito menores.
O paleontólogo Fernando Novas chefiou a expedição que encontrou os restos fósseis, financiada pela americana National Geographic Society e pelas organizações científicas do governo argentino Conicet e Agência Nacional de Promoção Científica. e fazer os estudos comparativos que levaram a determinar que se tratava de uma espécie desconhecida levou cinco anos.
Segundo os cientistas os restos encontrados, demonstram ser este o maior de todos os animais terrestres encontrados até agora, foram encontrados quatro vértebras de pescoço, do dorso e da cauda, sendo estes os restos mais austrais descobertos em toda a América. A descoberta ocorreu em 2001 no monte Los Hornos, perto do lago Viedma, em La Leona, na província de Santa Cruz nos Andes patagônios, 2.800 km ao sul,ao sul de Buenos Aires.
A vértebra cervical encontrada mede 1,20 metro de comprimento por 1,40 de largura e uma primeira vértebra das costas tem 1,70 metros por 1,00 metro. A princípio, as duas superam em tamanho as peças similares do argentinossauro, considerado o maior saurópode e animal terrestre da atualidade.

Dados do Dinossauro:
Nome: Puertassauro
Nome Científico: Puertasaurus reuili
Época: Cretáceo
Local em que viveu: América do sul
Peso: Cerca de 100 toneladas
Tamanho: 20 metros de altura e 40 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropoda
Familia: Titanosauridae
Genero: Puertasaurus

Saltassauro

O Saltassauro era um saurópode encouraçado, que possuía pratos ósseos grandes e nódulos menores na pele da parte de trás e lados do corpo. Esta couraça provavelmente era uma defesa efetiva contra ataques de grandes dinossauros carnívoros, já que ele viveu na mesma época em que os terópodes ( carnívoros bípedes ) alcançaram seus mais excepcionais tamanhos e como o Saltassauro não possuía tamanho e nem velocidade capaz de o livrar dos predadores, a evolução o selecionou com uma proteção parecida com a dos anquilossaurídeos porém menos espinhosa.
O Saltassauro tinha um rabo espesso, que quando apoiado engrenava vértebras, formando um ótimo apoio, através do qual ele poderia atingir uma vegetação mais alta. Provavelmente os Saltassauros viveriam em manadas que nidificavam em colônias de regiões costeiras, onde se alimentaria de coníferas. Foram encontrados ovos fósseis de Saltassauro, e ele deveriam pesar em torno de 3 a 4 quilos.

Dados do Dinossauro:
Nome: Saltassauro
Nome Científico: Saltasaurus loricatus
Peso: Cerca de 8 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento
Época: Cretáceo
Local em que viveu: América do Sul
Alimentação: Herbívoro