sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Mutaburrassauro

O Mutaburrassauro era um grande herbívoro quadrúpede que podia andar também sobre duas pernas. Era bem parecido com o Iguanodonte. O Mutaburrassauro possuía mandíbulas muito poderosas, adaptadas para comer uma vegetação dura que existia em sua região. Também tinha um buraco aumentado em cima do focinho que poderia ter sido usado para produzir sons e chamados distintos para propósitos de exibição. Porém, como nenhum tecido nasal petrificado foi achado, isto permanece uma hipótese. Viveu a aproximadamente 110 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na Austrália e na Antártida.

Dados do Dinossauro:
Nome: Mutaburrassauro
Nome Científico: Muttaburrasaurus
Época: Cretáceo
Local em que viveu: Austrália, Antártida
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Othnielia

O Othnielia é um animal da família dos Hipsilofodontídeos. Ele recebeu esse "outro" nome em homenagem ao seu descobridor, o cientista Othniel Charles Marsh (o mesmo que descobriu o Apatossauro).

Era pequeno, magro e muito veloz. Possuia cinco dedos nas mãos e quatro nos pés. Tinha braços curtos, pernas longas e ágeis, sendo as canelas mais compridas que as coxas, parecendo uma gazela. A longa cauda era reforçada com pequenos ossos que garantiam o equilíbrio quando fugiam dos predadores.

Os dentes arredondados eram esmaltados nos dois lados, e era essa característica que o diferenciava do Hipsilofodonte. Vivendo principalmente nos EUA, essa espécie sobreviveu durante quase 100 milhões de anos.

Dados do Dinossauro:
Nome: Othnielia
Nome Científico: Othnielia rex
Época em que Viveu: Fim do Jurássico, por volta de 144 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 40kg
Tamanho: 1,5 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Ouranossauro

O Ouranossauro cujo nome significa " Lagarto valente "era um iguanodontídeo e como todos eles, possuía mandíbulas que apresentavam dentes queixais e podiam andar com 4 ou 2 pernas, eram aparentados aos hadrossauros mas possuíam diferenças, este possuía uma espécie de vela nas costas que poderia servir para se aquecer e/ou demonstrar vigor físico para prováveis inimigos e fêmeas para acasalamento. Suas patas traseiras eram muito fortes e robustas, proporcionando ao animal uma boa agilidade em fugas rápidas, caso contrário se tornariam presas fáceis ao terríveis Carcharodontossauros que viveram junto com os Ouranossauros.

Dados do Dinossauro:
Nome: Ouranossauro
Nome Científico: Ouranosaurus nigeriensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Norte da África
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: 7 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Parassaurolofo

O Parassaurolofo cujo nome significa "paralelo ao Saurolofo", recebeu esse nome porque viveu no mesmo período que o dinossauro Saurolophus. Pertencia a família dos Hadrossauros. Viveu principalmente nos EUA e Canadá e foi descoberto por volta de 1900.
Talvez tenha sido o mais exótico dentre os chamados "dinossauro bico de pato", devido a sua estranha crista em forma de um longo tubo ósseo, que começava nas narinas e se projetava por mais ou menos 1,6m além do crânio. Para alguns estudiosos, esse tubo era usados pelo animal para emitir som.
Construindo um modelo da crista do Parassaurolofo, foi possível reproduzir o ruído que este dinossauro emitia e agora sabe-se que o que mais se ouvia nas florestas há 70 milhões de anos atrás, eram bramidos (som emitido pelos elefantes) profundos e vibrantes do Parassaurolofo, apelidado de "dinossauro trombeta". Esse som poderia ter sido uma forma de chamamento dos machos para o acasalamento, ou um aviso de perigo, quando um predador se aproximava.
Primeiramente achou-se que estes dinossauros habitavam os pântanos e as terras alagadiças, e só se alimentavam de plantas aquáticas. Sua crista, neste caso serviria como um tubo de respiração. Mas essa teoria foi superada, pois a crista, ao contrário de um tubo de respiração, não possuía abertura na extremidade. Viveu há aproximadamente 66 milhões de anos.

Dados do Dinossauro:
Nome: Parassaurolofo
Nome Científico: Parasaurolophus walkeri
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 5 toneladas
Tamanho: 10 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Saurolophus

O Saurolophus cujo nome significava " Lagarto de crista " era um dinossauro que pertencia ao grupo dos hadrossauros, possuía um bico semelhante ao das aves, por isso o nome significa lagarto com bico de pato, este tinha uma pequena saliência semelhante a um chifre e como característica da família deveria andar em mandas para se protegeram de seus predadores. Viveu durante o período Cretáceo no norte da América do Norte e norte da Ásia, utilizando suas baterias de dentes para mastigar folhas de árvores e arbustos.

Dados do Dinossauro:
Nome: Saurolophus
Nome Científico: Saurolophus osborni
Época: Cretáceo
Local onde Viveu: América do Norte e Ásia
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Tenontossauro

O Tenontossauro cujo o nome significa " lagarto vigoroso ", viveu na América do Norte há aproximadamente 110 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo e chegava a ter até 6,5 metros de comprimento assemelhava-se com o Iguanodonte. Pertencia ao grupo dos Ornitópodes. O Tenontossauro podia se equilibrar em suas patas traseiras para alimentar-se das folhas altas das árvores. O bico do Tenontossauro possuía uma fileira de dentes afiados dentro da boca que servia para triturar folhas e brotos. E ao ser atacado este dinossauro se defendia usando sua cauda como chicote.

Dados do Dinossauro:
Nome: Tenontossauro
Nome Científico: Tenontossauro tillettorum
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 900 Kg
Tamanho: 6,5 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Os Protoceratopsídeos

Os Protocerátopsídeos foram os primeiros dinossauros com chifres ou em início de formação dos chifres, e foram os ancestrais dos dinossauros com chifres ou ceratopsídeos. Nenhum Protocerátopsídeos tinha chifres sobre os olhos e o chifre nasal não era totalmente desenvolvido ou nem existia. A " gola " ou cobre-nuca também era incipiente nestes animais e em nenhum caso conhecido apresentava ornamentação, reduzindo-se em alguns casos a um simples rebordo ósseo proeminente na parte de trás do crânio. Eles eram menores do que os Ceratopsídeos, e alguns conseguiam andar em duas patas, embora seja provável que passassem a maior parte do tempo pastando com quatro patas e só adotassem a posição bipedal para fugir dos predadores.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Leptocerátops

É o protoceratopídeo mais primitivo que se tem notícia.
Ao contrário dos outros ceratopsídeos, o Leptocerátops não tem uma crista rudimentar ao redor do pescoço. A cabeça do Leptocerátops é desproporcionalmente grande se comparada ao resto do corpo.
Embora descrito como sendo ao menos parcialmente bípede, o paleontologista Dale Russel o reconstituiu como um animal quadrúpede. Para isso ele raciocinou que o peso do corpo para a frente do pelvis, as mãos largas e o fêmur reto eram adptações para um estilo de vida quatro-patas.
O espécime original do Leptocerátops foi coletado por um famoso caçador de dinossauros, Barnum Brow do Museu Americano de História Natural, durante uma expedição para a formação de Edmonton (agora Scollard) no "Red Deer River" (Rio dos Cervos Vermelhos) em Alberta, EUA, no ano de 1910. Ele recuperou apenas alguns fragmentos, incluindo material incompleto do crânio. Depois, novas expedições trouxeram espécimes melhores, incluindo um esqueleto articulado quase completo descoberto por Cherles M. Slerberg, em 1947.

Dados do Dinossauro:
Nome: Leptocerátops
Nome Científico: Leptoceratops gracilis
Época em que viveu: Início do Cretáceo
Alimentação: Herbívora.

Protocerátops

Em 1922 foi descoberto na Mongólia, uma grande quantidade de restos de um dinossauro que foi apelidado de Protocerátops, "primeira cara de corno".
O Protocerátops caracterizava-se por uma pequena crista em forma de leque ao redor do pescoço, ou seja, uma estrutura óssea coberta de pele que além de fixar a forte musculatura maxilar, também servia de escudo. Seu corpo perecia um barril, a cabeça era grande e saiam-lhe elevações sobre os olhos e focinho.
O Protocerátops andava sobre as quatro patas, porém, como as dianteiras eram mais curtas, acredita-se que também podia erguer-se nas patas traseiras. A fêmea cavava buracos na areia onde botava seus ovos cuidadosamente em círculo. Com característica semelhantes foi encontrado um animal um pouco menor e mais leve que recebeu o nome de Microcerátops, que significa "mini cara de corno".

Dados do Dinossauro:
Nome: Protocerátops, "primeira cara de corno"
Nome Científico: Protoceratops andrewsi
Época em que Viveu: Fim do Cretáceo, por volta de 66 milhões de anos atrás
Peso: 1,5 toneladas
Tamanho: Cerca de 2,5 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Psitacossauro

O Psitacossauro recebeu esse nome, que significa "réptil papagaio", porque tinha um bico duro e afiado, para retalhar plantas. Suas pernas traseiras eram longas e as dianteiras, curtas e providas de quatro dedos. É possível que andasse com as quatro patas de vez em quando. Era um animal pequeno, de até 2 metros de comprimento.
Foi encontrado na Mongólia e nomeado em 1923. Certamente foi o antecessor de todos os Ceratopsídios (dinossauros com chifre).

Dados do Dinossauro:
Nome: Psitacossauro, "réptil papagaio"
Nome Científico:
Psittacosaurus mongoliensis
Tamanho:
Cerca de 2 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Os Saurópodes

Os Saurópodes foram um dos dois grandes grupos de dinossauros saurísquios ou dinossauros com bacia de réptil. Os seus corpos eram enormes, com um pescoço muito comprido que terminava em um cabeça muito pequena. A cauda, também muito comprida, junto com uma grande unha que a maioria dos saurópodes possuíam na pata dianteira eram suas únicas armas de defesa além de seu tamanho. Eram quadrúpedes, com patas altas, retas como colunas, terminadas em pés dotados de dedos curtos e bastante parecidas com as dos elefantes. A sua dieta alimentar era vegetariana. Muitos deles não dispunham de mandíbulas e dentes apropriados para mastigar, de modo que engoliam grandes quantidades de matéria vegetal que, em seguida, eram " trituradas " no estômago por pedras ingeridas para facilitar a fermentação e a digestão do alimento.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Alamossauro

O Alamossauro, viveu durante o final do período Cretáceo há cerca de 66 milhões de anos atrás, caracterizava-se por um corpo maciço, pescoço longo, cabeça pequena, pés amplos e a cauda muito comprida. Foi encontrado na América do Norte em Montana, Novo México, Texas e Utah.
Assemelhava-se muito com o Apatossauro. Podia erguer-se sobre as patas traseiras devido a estas serem maiores e quando ele o fazia, sua cauda móvel lhe servia de apoio. Sua cauda era quase metade do comprimento ligeiramente mais afinada, parecida com um chicote. Devia usá-la para bater nos famintos carnívoros que rondavam os mais fracos do bando, ou seja, os filhotes e os mais velhos. Já o longo pescoço era usado como uma espécie de "observatório", ajudando-o a detectar, a tempo, aproximação dos inimigos, bem como para alcançar as plantas mais altas das árvores.

Dados do Dinossauro:
Nome: Alamossauro
Nome Científico: Alamosaurus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 28 toneladas
Tamanho: 21 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Amargassauro

O Amargassauro cujo nome significava " Lagarto de La Amarga " era um saurópode que viveu a aproximadamente 110 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na Argentina, possuía uma característica marcante, suas vértebras possuíam prolongamentos, como uma vela que cobria toda as suas costas e serviriam possivelmente para se protegerem de predadores. Foi encontrado pelo Paleontólogo José Bonaparte do Museu de Ciências Naturais de Buenos Aires, numa formação geológica chamada La Amarga, que deu nome ao achado Amargassauro, na Patagônia atual Argentina. Suas vértebras dorsais podiam atingir mais de 80 centímetros de comprimento.

Dados do Dinossauro:
Nome: Amargassauro
Nome Científico: Amargasaurus cazuei
Época: Cretáceo
Local em que viveu: América do Sul
Tamanho: 2,5 metros de altura e 8 metros de comprimento
Peso: Cerca de 11 toneladas
Alimentação: Herbívora

Amazonssauro


O Amazonssauro cujo nome lembra a região onde foi encontrado, a Região Amazônica, viveu há aproximadamente 110milhões de anos atrás, no início do período Cretáceo, na região norte do Brasil. Cerca de 100 fragmentos ósseos foram encontrados às margens do rio Itapecuru, no município de Itapecuru Mirim, no Maranhão. O Amazonssauro pertence a superfamília dos saurópodes chamada Diplodocoidea, media pouco mais de 10 metros de comprimento e 5 metros de altura, chegando a pesar quase 20 toneladas.
Em sua época a região era composta por extensas planícies freqüentemente alagadas, fato este verificado por outros fósseis encontrados junto ao Amazonssauros, que incluem até grandes dentes de carnívoros. A descoberta foi realizada por pesquisadores da UFRJ, Ismar de Souza Carvalho e Leonardo dos Santos Ávilla, que juntamente com outros pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão continurão realizando pesquisas na área.
Os Amazonssauros deveriam viver em pequenos grupos famíliares, compostos de adultos que adavam nas bordas da manada, deixando os menores ao centro para proteção. Seus enormes pescoços os ajudavam na alimentação, pois poderiam permacer parados, apenas movimentando o pescoço conseguindo assim cobrir uma grande área de pastagem, poderiam alcançar facilmente galhos altos de árvores, porém os Diplodóceos possuíam pescoços mais adaptados para comer vegetações rasteiras do que as de topo das árvores.

Dados do Dinossauro:
Nome: Amazonssauro
Nome Científico: Amazonsaurus maranhensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Sul
Peso: Cerca de 10 toneladas
Tamanho: 13 metros de comprimento e 5 metros de altura
Alimentação: Herbívora

Amphicoelias

O Amphicoelias cujo nome significa " Dupla cavidade " viveu durante o período Jurássico há aproximadamente 145 milhões de anos atrás no Colorado, Estados Unidos, é sem dúvida um dos maiores animais que já viveram no planeta, sendo menor apenas que Argentinossauro, especuladores norte-americanos com mania de grandeza, dizem que esse animal é maior que o Argentinossauro, porém pela quantidade de fósseis encontrados desse animal não é possível afirmar tal teoria. Este enorme dinossauro saurópode era da família dos diplodócios, quando adultos não tinham predadores naturais, deveriam andar em enormes manadas, migrando de região em região assim que esgotavam as reservas alimentícias do local.

Dados do Dinossauro:
Nome: Amphicoelias
Nome Científico: Amphicoelias fragillimus, Amphicoelias altus
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 95 toneladas
Tamanho: 45 metros de comprimento e 20 metros de altura
Alimentação: Herbívora

Antarctossauro

O Antarctossauro cujo nome significa " Lagarto Shu " viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 90 milhões de anos atrás no Brasil, foi sem dúvida um dos maiores dinossauros encontrados no Brasil, este enorme saurópode podia atingir 40 metros de comprimento, viveu também na Argentina, Chile e Uruguai. Deveria andar em enormes manadas, com os filhotes protegidos no centro das mesmas, migrando de região para região assim que o alimento começava a acabar, pois animais enormes assim deveriam comer muito para se manterem e devastavam enormes áreas em busca de alimento.

Dados do Dinossauro:
Nome: Antarctossauro
Nome Científico: Antarctosaurus brasiliensis
Época: Cretáceo
Local onde Viveu: Brasil
Peso: Cerca de 60 toneladas
Tamanho:
40 metros de comprimento