sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Tricerátops

O Triceratops era um dinossauro do grupo dos ceratopsídeos que viveu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na América do Norte (EUA e Canadá), os quais possuíam a cabeça grande e extremamente forte, as maxilas laterais tinham bochechas musculosas, muitos dentes bastante afiados, um bico córneo curvado com o qual provavelmente arrancava as plantas duras, uma prolongação do crânio maciça que servia como escudo para proteção de eventuais ataques de predadores e combates entre machos e três chifres, sendo dois grandes acima dos olhos e um pequeno na ponta do nariz.. Os Triceratops provavelmente vivessem em enormes bandos, os quais possuíam uma escala hierárquica com machos disputando posições e direitos de acasalamento, porém em situações de ataque de algum predador, acredita-se que se juntavam de forma defensiva contra o predador, formando uma "parede" de escudos e chifres contra o oponente, com os filhotes fracos e doentes no interior dessa "muralha" defensiva e dessa forma acredita-se que se defendiam contra o seu maior predador, o Tiranossauro.

Dados do Dinossauro:
Nome: Tricerátops
Nome Científico: Triceratops horridus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 6 toneladas
Tamanho: 10 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Zuniceratops

O Zuniceratops foi o primeiro dinossauro com gola e chifres ( ceratopsídeos ) da América do Norte, viveu no Cretáceo, tinha o tamanho do corpo aproximado de uma vaca e seus ancestrais vieram da Ásia. Viviam em grupos grandes governados por machos dominantes onde todos se ajudavam em caso de ataque de predadores formando uma parede de chifres e passavam a vida pastando em campos e florestas. Seus descendentes deram origem aos diversos tipos de ceratopsídeos que surgiram posteriormente na América do Norte.

Dados do Dinossauro:
Nome: Zuniceratops
Nome Científico: Zuniceratops christopheri
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 2 tonelada
Tamanho: 4 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Os Estegossauros

Os grupo dos Estegossauros receberam esse nome por causa do Estegossauro ( Stegosaurus ) e agrupa dinossauros que possuem diversas características em comum, como por exemplo: corpos gigantescos com cabeças minúsculas, fileiras duplas de enormes placas ósseas dispostas de ambos os lados da coluna vertebral, ferrões na cauda entre outros. Cada espécie se destacando pela forma, disposição das placas e ferrões e tamanho. Essas placas podem ter tido diversas funções mas não se sabe com cereteza qual era sua função, algumas teorias dizem que elas serviam para aquecer o corpo como painéis solares, outras dizem que serviria para efeitos visuais para o acasalamento e para combates entre machos por hieráquias.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Estegossauro

O Estegossauro cujo nome significa "lagarto telhado" viveu há aproximadamente 200 milhões de anos atrás e recebeu esse nome porque pensava-se que suas placas ósseas protetoras eram dispostas como as telhas e um telhado. Hoje sabe-se que elas ficavam em pé ao longo da coluna vertebral, fixadas na pele duríssima e não no esqueleto. Há diversas teorias sobre a utilização dessas placas: como armadura ou talvez como reguladores térmicos, esquentando ou esfriando o corpo do Estegossauro conforme sua posição ao sol ou ao vento. Há também a possibilidade de estas placas terem sido usadas para a exibição, assim, quando um predador atacava ou um parceiro era encontrado, o Estegossauro bombeava sangue para as placas e elas tornavam-se mais vivas e vermelhas o que seduzia o parceiro ou amedrontava o atacante. O corpo desse animal era maciço e a cauda extremamente musculosa era a sua arma de ataque, já que contava com quatro espinhos ósseos de 50 centímetros a 1 metro de comprimento. O pescoço terminava numa cabeça absurdamente pequena, de apenas 40cm, comportando um cérebro do tamanho de uma noz. Quando o Estegossauro estava em perigo, curvava a cabeça para baixo, protegendo-a com sua nuca repleta de placas e ao mesmo tempo aplicava fortes golpes laterais com a cauda. Várias espécies de Estegossauro viveram na América do Norte. Alguns eram mais primitivos e tinham as placas menores e mais pontiagudas.

Dados do Dinossauro:
Nome: Estegossauro
Nome Científico: Stegosaurus armatus
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 6 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento e 4 de altura
Alimentação: Herbívora

Kentrossauro

O Kentrossauro cujo nome significa "lagarto de espigas", viveu no Jurássico Superior, na Tanzânia, África. É um estegossaurídeo, e como todos os da sua família possui placas ósseas nas costas. Mas esse possuí algo diferente: Na metade das costas acabam-se as placas e começam esporos. Como o Estegossauro, ele também tinha um cérebro muito pequeno.

Dados do Dinossauro:
Nome: Kentrossauro
Nome Científico: Kentrosaurus aethiopicus
Época: Fim do Jurásico
Local onde viveu: Na Tanzânia, sul da África
Peso Cerca de 500 quilos
Tamanho: Cerca de 5 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Lexovissauro

O Lexovissauro cujo nome significa " Lagarto de Lexovix ", viveu na Inglaterra e o no norte da França no período Jurássico há aproximadamente 150 milhões de anos atrás.O Lexovissauro chegava a medir aproximadamente 6 metros de comprimento e podia pesar 2 toneladas. Lexovissauro foi um dos primeiros estegossauros que foram descobertos. A armadura deles era uma seleção de espinhos apontados que corriam desde seu pescoço até a sua cauda. Quando o este animal estava em perigo, curvava a cabeça para baixo, protegendo-a com sua nuca repleta de espinhos e ao mesmo tempo aplicava fortes golpes laterais com a sua cauda.

Dados do Dinossauro:
Nome: Lexovissauro
Nome Científico: Lexovisaurus durobrivensis
Época: Jurássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 2 toneladas
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Wuerhossauro

O Wuerhossauro cujo nome significa "réptil de Wuerho " viveu há aproximadamente 70 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo no noroeste da China, na provincia de Wuerho, era pertence a família dos estegossauros, possuía placas nas costas e enormes espinhos na cauda, os quais utilizava para se defender de possíveis ataques de

predadores. O Wuerhossauro era um dos menores membros de sua família sendo do mesmo tamanho do Kentrossauro ou até menor.

Dados do réptil:
Nome: Wuerhossauro
Nome Científico: Wuerhosaurus ordosensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 470 quilos
Tamanho: 5 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Os Nodossauros

Os Nodossauros eram um grupo de dinossauros encouraçados onde teve-se o início de uma "corrida armamentista", onde dinossauros herbívoros e carnívoros disputavam que estava melhor armado, é nesses dinossauros em que começam há aparecer os espigões e as armaduras compostas de placas ósseas. Suas cabeças eram estreitas e bem revestidas, seus corpos eram largos e atarracados, muito semelhantes a tanques de guerra. Eles se protegiam de predadores deitando no chão com a barriga ( região menos protegida ) para baixo e dando rabadas ,as quais possuíam poderosos espinhos, em seus adversários. Seus descentes deram origem aos animais com as melhores armaduras naturais já vistas os Anquilossauros.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Edmontonia

As Edmontonias possuíam armaduras corporais quase intransponível. A única parte de seu corpo vulnerável era a barriga, por isso só seria morto por predadores quando estivesse de barriga pra cima. Era adaptado para pastar, não para alcançar vegetação mais alta, foi ancestral dos anquilossaurídeos que possuíam uma armadura mais evoluída.

Dados do Dinossauro:
Nome: Edmontonia
Época: Cretáceo
Peso: Até 5 toneladas
Tamanho: Cerca de 8 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Hylaeossauro

O Hylaeossauro cujo o nome significa " réptil das florestas ", viveu na Inglaterra há aproximadamente 130 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo e chegava a ter até 1,80 metros de altura e 4 metros de comprimento e se assemelhava com o Polacanto. Pertencia ao grupo dos nodossauros. O Hylaeossauro se parecia com um lagarto comprido, revestido com uma armadura cheia de "lanças" ou espigões agudos que iam do pescoço à ponta da cauda. O Hylaeossauro andava devagar e se alimentava de samambaias e outras folhagens.

Dados do Dinossauro:
Nome: Hylaeossauro
Nome Científico: Hylaeosaurus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 1 tonelada
Tamanho: 4 de comprimento e 1,80 metros de altura
Alimentação: Herbívora

Minmi

O Minmi cujo nome significa "nomeado após a formação da rocha", viveu durante o período Cretáceo, na Austrália comendo folhas de pequenos arbustos e plantas rasteiras. É um nodossauro que possuía uma forte couraça, com enormes espinhos que lhe sobressaiam ao corpo, já demonstrando a blindagem que se desenvolveria melhor em seus predecessores. Para se defender ao ser atacado provavelmente teria de proteger a única parte de seu corpo que não apresentava blindagem, sua barriga e deitando de barriga no solo a protegeria e ainda poderia desferir rabadas que com seus enormes espinhos poderia desencorajar enormes predadores.


Dados do Dinossauro:
Nome: Minmi
Nome Científico: Minmi paravertebra
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Austrália
Peso: Cerca de 1 tonelada
Tamanho: 2 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Nodossauro

O Nodossauro cujo nome significa " réptil nódulo " era um dinossauro pertencente ao grupo dos nodossaurídeos, grupo o qual ele é responsável pelo nome, viveu há aproximadamente 135 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo nos EUA, foi um dos primeiros dinossauros a desenvolver uma armadura protetora, ainda não possuía espigões e nem armas defensivas como os anquilossauros, possuía apenas uma couraça grossa que cobria quase todo o corpo do animal e impedia maiores ferimentos quando atacado por predadores.

Dados do Dinossauro:
Nome: Nodossauro
Nome Científico: Nodosaurus
Local onde viveu: América do Norte
Época: Cretáceo
Peso: Cerca de 1,5 tonelada
Tamanho: 5,5 metros de comprimento e 1,7 metros de altura
Alimentação: Herbívora

Polacanto

O Polacanto era um nodossauro, um tipo de dinossauro. Possuía um casaco espesso de pratos ósseos que cobriram sua anca. Filas uniformemente espaçadas de espigas ferozes corriam ao longo de seus lados e ombros.
Está relacionado de perto aos estegossauros e anquilossauros pois estes confiaram em armaduras ou espinhos como arma de defesa contra predadores.
Era um herbívoro achatado, quadrúpede que comia vegetação de solo. É só conhecido por aproximadamente três esqueletos fragmentários e muitos pratos de armadura. Estes foram achados na Inglaterra meridional, particularmente na Ilha de Wight.
Há a possibilidade de ter se juntado a manadas de outros dinossauros, como Iguanodonte, para cooperação na proteção de ambas espécies.

Dados do Dinossauro:
Nome: Polacanto
Época: Início do Cretáceo, de 132 a 112 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 1 tonelada
Tamanho: 4 metros de comprimento e 1,5 de altura
Alimentação: Herbívora

Os Ornitópodes

Os Ornitópodes são considerados um dos grupos mais interessantes de dinossauros ornitísquios. De modo geral, a sua forma de andar faz lembrar a de aves corredoras, como o avestruz, e a isso se deve o seu nome, pois ornitópode significa " pé de ave ". Eram herbívoros e eram mais preparados que os saurópodes para mastigar os vegetais. Entre eles, encontra-se o Iguanodonte, que deu nome à família dos iguanodontídeos, e o grupo dos chamados dinossauros " bico de pato ", que ainda despertam a curiosidade de muitos interessados devido às misteriosas estruturas em forma de crista que exibiam nas cabeças. Os Ornitópodes mais antigos eram pequenos e ágeis corredores. Mas, depois destes, não demorou muito para surgir os hipsilofodontídeos, que mudaram bem pouco desde o seu aparecimento até seu desaparecimento em finais da época dos dinossauros.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Anatossauro

Dois mil dentes guarneciam sua boca, mas acomodados numa formação tão compacta que não poderiam servir para morder. Com eles, o Anatossauro arrancava tufos de vegetação, ou sementes, frutas e ramos, que moía em lerda mastigação. Quando arrancava plantas da lama trazia junto alguns moluscos e outros moluscos, que lhe reforçavam a dieta. Ou pequenas pedras que lhe quebravam os dentes frágeis, mas regeneráveis.
Fora da água, onde achava maior segurança, andava sobre as patas trazeiras, equilibrando o corpo de uns 10 metros com o peso compensador da cauda grossa.
O Anatossauro, com focinho em forma de bico de pato, podia locomover-se sobre duas e quatro patas.

Dados do Dinossauro:
Nome: Anatossauro
Nome Científico: Anatosaurus sp
Tamanho: Cerca de 10 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora, mas possivelmente ingeria alguns moluscos e outros pequenos animais que vinham com o alimento

Anatotitan

O Anatotitan foi um dinossauro do grupo conhecido como dinossauros-bico-de-pato ou hadrossauros. Tinha patas traseiras poderosas e com elas podia aplicar coices, suas patas dianteiras eram mais frágeis e delicadas. Pastava de quatro, mais poderia andar somente em suas patas traseiras, o que faria se fosse necessário correr. Na frente da mandíbula do Anatotitan formou-se um bico largo e longo. Atrás desse bico, haviam baterias de dentes e bochecha fortes. Tinha uma mastigação potente e uma boca com centenas de dentes. Foram achados esqueletos parciais de Anatotitan em riachos de Montana e Dakota do Sul, os paleontólogos sugeriram que o Anatotitan poderia um enorme Edmontossauro, por que foram achados vários fósseis de Edmontossauros próximos aos achados de Anatotitan porém os esqueletos de Edmontossauros eram todos 1 metro menor e pesavam uma tonelada a menos.

Dados do Dinossauro:
Nome: Anatotitan
Nome Científico: Anatotitan copei
Local em que viveu: América do Norte
Época: Cretáceo entre 67 a 65 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 5 toneladas
Tamanho: 13 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Bactrossauro

Seu nome significa "lagarto bactriano". Era um Hadrossauro que viveu no Cretáceo, na Ásia. Podia locomover-se sobre duas ou quatro patas, como o Iguanodonte. Alimentava-se da vegetação que existia na época.

Dados do Dinossauro:
Nome: Bactrossauro
Nome Científico: Bactrosaurus johnsoni
Época em que Viveu: Cretáceo
Tamanho: 4 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Camptossauro

Era um vegetariano inofensivo que tinha seus dentes robundos escondidos sob uma espécie de bico semelhante ao dos pássaros. Também, como os pássaros tinha o cérebro pequeno e não deveria ter sido um animal muito inteligente.

Dados do Dinossauro:
Nome: Camptossauro
Nome científico: Camptosaurus sp
Época em que viveu: (Provavelmente) Jurássico
Tamanho: Por volta de 3m, baseado em comparação com outro dinossauro
Alimentação: Herbívora

Camptossauro

Era um vegetariano inofensivo que tinha seus dentes robundos escondidos sob uma espécie de bico semelhante ao dos pássaros. Também, como os pássaros tinha o cérebro pequeno e não deveria ter sido um animal muito inteligente.

Dados do Dinossauro:
Nome: Camptossauro
Nome científico: Camptosaurus sp
Época em que viveu: (Provavelmente) Jurássico
Tamanho: Por volta de 3m, baseado em comparação com outro dinossauro
Alimentação: Herbívora

Coritossauro

O Coritossauro cujo nome significa "lagarto de elmo (ou capacete)" , viveu há aproximadamente 145 milhões de anos atrás no final do período Jurássico na América do Norte, era um herbívoro Ornitópode do tipo Hadrossauro ou "bico de pato". Vivia em rebanhos enormes que migravam por toda a América do Norte. A forma do crânio variava conforme a idade, sendo que seu "capacete" só ficaria totalmente formado quando o animal atingi-se a maturidade.

Dados do Dinossauro:
Nome: Coritossauro
Nome Científico: Corythosaurus casuarius
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 5 toneladas
Tamanho: 9 à 10 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Edmontossauro

O Edmontossauro cujo nome significa " lagarto de Edmontom " eram constituídos por três espécies principais: Edmontosaurus regalis, Edmontosaurus annectens e Edmontosaurus saskatchewanensis.
Este herbívoro que vivia em manadas que chegavam a dez mil animais que viveram durante o período Cretáceo Superior, na América do Norte. Era frequentemente um banquete para o Tiranossauro Rex. Era um Hadrossauro, assim como o Parassaurolofo, Maiassaura e outros do gênero.
O Edmontossauro tinha uma espécie de saco nasal, o que acredita-se que emitia sons. Com quase o comprimento de um Tiranossauro, este herbívoro era um dos maiores hadrossauros que já existiram e chegava a ter até mil dentes.

Dados do Dinossauro:
Nome: Edmontossauro
Nome Científico: Edmontosaurus regalis, E. annectens e E. saskatchewanensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: 3,5 toneladas
Tamanho: 13 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Edmontossauro

O Edmontossauro cujo nome significa " lagarto de Edmontom " eram constituídos por três espécies principais: Edmontosaurus regalis, Edmontosaurus annectens e Edmontosaurus saskatchewanensis.
Este herbívoro que vivia em manadas que chegavam a dez mil animais que viveram durante o período Cretáceo Superior, na América do Norte. Era frequentemente um banquete para o Tiranossauro Rex. Era um Hadrossauro, assim como o Parassaurolofo, Maiassaura e outros do gênero.
O Edmontossauro tinha uma espécie de saco nasal, o que acredita-se que emitia sons. Com quase o comprimento de um Tiranossauro, este herbívoro era um dos maiores hadrossauros que já existiram e chegava a ter até mil dentes.

Dados do Dinossauro:
Nome: Edmontossauro
Nome Científico: Edmontosaurus regalis, E. annectens e E. saskatchewanensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: 3,5 toneladas
Tamanho: 13 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Hadrossauro

O hadrossauro era um dinossauro que possuía um bico córneo semelhante ao das tartarugas e ao das aves, por isso o nome significa lagarto com bico de pato, andavam em manadas para se protegerem, possuía dentes queixais e podiam andar com 4 ou 2 pernas.

Dados do Dinossauro:
Nome: Hadrossauro
Época: Cretáceo
Local onde Viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 5 toneladas
Tamanho: 13 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Heterodontossauro

Era um herbívoro com o tamanho de um peru. Foi encontrado na África do Sul em 1911 um pedaço de mandíbula de dinossauro que os cientistas tiveram dificuldade de dizer de qual espécie pertencia. Mais tarde, em 1976, com a descoberta de um esqueleto muito bem conservado, foi possível completar a descrição desse animal.

Heterodontossauro quer dizer "lagarto com dentes diferentes", realmente este dinossauro possuía três tipos de dentes diferentes: incisivos afiados, molares e caninos. A finalidade dos dentes caninos ainda é um mistério, já que o Heterodontossauro era um dinossauro herbívoro, talvez ele o usasse para abrir as frutas de casca mais dura.

Observando os ossos das pernas traseiras podemos saber que o Heterodontossauro podia ser bastante veloz. Quando corria, uma serie de ossos de apoio mantinham sua coluna e cauda em posição reta. O rabo cônico e longo agiu como um contrapeso enquanto o animal corria..

Dados do Dinossauro:
Nome: Heterodontossauro, que significa "lagarto com dentes diferentes"
Nome Científico: Heterodontossaurus tucki
Época em que Viveu: Fim do Triássico, por volta de 208 milhões de anos atrás
Peso: 35kg
Tamanho: 1,10m de comprimento
Alimentação: Herbívora

Hipsilofodonte

O Hipsilofodonte que viveu principalmente na Inglaterra, Portugal e EUA, foi um dos menores e mais velozes herbívoros do período Cretáceo. Suas pernas eram longas, a cauda comprida e fixa, os braços curtos e as mãos tinham cinco dedos, sendo que só quatro possuíam unhas.

Durante muito tempo acreditou-se que o Hipsilofodonte subia em árvores para procurar o sua alimentação, porém, foi provado mais tarde que a formação de suas mãos não permitia que ele segurasse nos galhos. Assim, se alimentava da vegetação rasteira da época.

O Hipsilofodonte, "dente pontudo", possuia dentes capazes de permanecer sempre afiados e um bico ósseo também com dentes. Este animal estava muito bem equipado para o seu estilo de vida. Provavelmente andava e manadas e por ser um ótimo corredor, quando um inimigo se aproximava, ele fugia para a floresta e ficava escondido até o perigo passar.

O Hipsilofodonte já foi encontrado até na Antártida, na Ilha de James Ross, na ponta ao norte do continente, porque um dia os dois continentes já foram unidos.

Dados do Dinossauro:
Nome: Hipsilofodonte
Nome Científico: Hypsilophodon foxi
Época em que Viveu: Fim do Jurássico, por volta de 144 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 60kg
Tamanho: 2 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

O Hypacrossauro cujo nome significa " Lagarto de crista baixa " pertencia a família dos Ornitópodes e viveu durante o período Cretáceo nas atuais regiões de Alberta (Canadá) e Montana (EUA), media 9 metros de comprimento e chegava a pesar 4 toneladas. Deveriam andar em enormes manadas, pastando em campos e florestas.

Dados do Dinossauro:
Nome: Hypacrossauro
Nome Científico: Hypacrossauro altispinus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Iguanodonte

O Iguanodonte (dente de iguano) era um herbívoro grande, a espécie maior cresceu aproximadamente até 10 metros. Tinha a cabeça larga como a de um cavalo, com um bico córneo semelhante ao da tartaruga à frente de sua boca, que era ideal para retirar a vegetação. Haviam numerosos dentes em filas paralelas na parte de trás de suas mandíbulas. Possuia mais ou menos cem dentes e seu bico era bastante afiado, com saliências irregulares na borda, que o ajudavam a cortar as plantas. Foi um dos primeiros dinossauros com a capacidade de mastigar. Os répteis geralmente não podem mastigar porque não possuem músculos especiais para mover a mandíbula de lado a lado. Mas o Iguanodonte conseguiu mastigar muito efetivamente seu alimento.

Seus braços, longos e relativamente fortes, serviam também para arrancar folhas das árvores. No pés, tinha três dedos e nas mãos, cinco. seu polegar era pontudo, como uma grande espora. As unhas dos pés e das mãos tinham um formato de casco, o que leva a crer que esse animal locomovia-se sobre duas ou quatro patas.

Quando erguia-se sobre as patas trazeira, alcançava uma altura considerável, o que lhe servia de vantagem na luta com os adversários. Existiram diversas expécies de Iguanodonte, sendo as três mais importantes: Iguanodon mantelli (o primeiro dinossauro a ser encontrado); Iguanodon bernissartensis e Iguanodon artherfieldensis (as duas ultimas foram encontradas em uma mina da Bélgica). Foram encontrados restos de Iguanodon em quase toda parte do mundo. Foram um tipo de dinossauro expetacularmente próspero e foram encontrados restos dele em diversos países, como Inglaterra, Alemanha, Espanha, Bélgica, China e América do Norte.

Dados do Dinossauro:
Nome: Iguanodonte
Nome Científico: Iguanodon mantelli, Iguanodon bernissartensis e Iguanodon artherfieldensis
Época em que Viveu: Início do Cretáceo, de 132 a 100 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 5 toneladas
Tamanho: Até 10 metros de comprimento e 5 metros de altura
Alimentação: Herbívora

Lambeossauro

O nome Lambeossauro é em homenagem a um paleontólogo e significa " Lagarto de Lambe´s ", ele pertencia ao grupo dos hadrossauros, dinossauros que possuía um bico semelhante ao das aves, por isso o nome significa lagarto com bico de pato, andavam em manadas para aumentar a proteção individual, era do tipo lambeossauríneo que surgiu no jurássico com crista arredondada.
O Lambeossauro era um dos maiores da família a qual pertencia. Foi encontrado em Alberta, Canadá, em 1923.

Dados do Dinossauro:
Nome: Lambeossauro
Nome Científico: Lambeosaurus lambei
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 8 toneladas
Tamanho: 15 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Leaelinassaura

Seu nome foi dado em homenagem à filha do paleontólogo que o encontrou. Viveu no Cretáceo Inferior, no sul da Austrália, quando esta ainda estava unida à Antártida. Foi encontrado em um lugar chamado "Dinosaur Cove", a Gruta dos Dinossauros. O Leaelinassaura era um pequeno herbívoro bípede. Viveu em um clima polar do sul da Austrália e Antártida. No início do Cretáceo esta parte de Austrália, embora fosse arborizada era extremamente fria, ficando sem sol visível por quatro meses do ano.

Tudo leva a crer que o Leaelinassaura tinha uma visão exepcionalmente apurada, tanto que conseguia enxergar no escuro. Era parente do Hipsilofodonte, e como ele, tinha ambos os tipos de dentes. Tinha também um cérebro grande, por isso era muito inteligente.

Dados do Dinossauro:
Nome: Leaelinassaura
Nome Científico: Leaellynasaura sp
Época em que Viveu: Início do Cretáceo, na Austrália
Tamanho: De 2 a 3 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Maiassaura

Em 1778, foram descobertos em Montana, nos EUA, ninhos de uma espécie nova de Hadrossauro, o Maiassaura, "lagarto boa-mãe". Esse Hadrossauro, que tinha uma pequena elevação óssea entre os olhos, cuidava de sua cria como uma verdadeira mãe dedicada. Ela cavava um buraco não muito profundo na terra, forrava-o com plantas e depositava seus ovos.

Tratava-se de uma descoberta sensacional, pois forneceu surpeendentes revelações sobre o comportamento social, tanto dos Hadrossauros como também de outros dinossauros que viveram nesta região no fim do período Cretáceo.

Devido a grande quantidade de pequenos ossos encontrados pelos cientistas, é provavel que os filhotes tenham permanecido no ninho à espera de alimento. Talvez a mãe tenha sido morta enquanto procurava alimento e os filhotes indefezos, que esperavam pacientemente pelo seu retorno, acabarem morrendo de fome.

Descobriu-se que um filhote de Maiassaura teria em torno de 46 centímetos de comprimento, o mesmo que um um gato doméstico. Teriam de crescer rápido, caso contrário seriam facilmente pegos por predadores.

O Maiassaura comportava-se como os pássaros, pois ia todos os anos para a mesma região a fim de botar seus ovos e cuidar da cria.

Dados do Dinossauro:
Nome: Maiassaura
Nome Científico: Maiasaura peeblesorum
Época
em que Viveu: Fim do Cretáceo, por volta de 66 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho:
9 metros de comprimento