sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Os Terópodes

Os Terópodes foram um dos dois grandes grupos de dinossauros saurísquios ou dinossauros com bacia de réptil. Incluem uma grande diversidade de dinossauros carnívoros, desde o pequeno compsognathus, do tamanho de uma galinha, até o terrível Tiranossauro, alto como uma casa . Todos os terópodes eram bípedes e não utilizavam as patas anteriores para a locomoção. o que lhes permitia usá-las com outras funções, como capturar, dominar e matar as suas presas ou mesmo para manipular o alimento. Alguns terópodes dispunham de dentes afiados que eram uma das principais armas de ataque. No entanto, outros eram desdentados e possuíam uma espécie de bico, parecido com o das aves atuais.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Abelissauro

Acrocantossauro

Afrovenator

Albertossauro

Alioramo

Alectrossauro

Alossauro

Alxassauro

Angaturama

Archaeopteryx

Aucassauro

Bahariassauro

Bambiraptor

Barionix

Becklespinax

Carcharodontossauro

Carnotauro

Ceratossauro

Coelophisis

Coelurus

Compsognato

Conchoraptor

Cryolophossauro

Daspletossauro

Deinonychus

Deltadromeus

Dilofossauro

Dromeossauro

Dromiceiomimo

Eoraptor

Espinossauro

Estauricossauro

Estrutiomimo

Eustreptospondylus

Galimimo

Giganotossauro

Gorgossauro

Herrerassauro

Indosuchus

Irritator

Liliensternus

Majungatolo

Megalossauro

Megaraptor

Microraptor

Monolofossauro

Noassauro

Ornitolestes

Ornitomimo

Oviraptor

Piatnitzkyssauros

Proceratossauro

Saltopus

Saurornithoides

Saurornitholestes

Sinraptor

Suchomimo

Tarbossauro

Tiranossauro

Trodonte

Utahraptor

Velociraptor mongoliensis

Yangchuanossauro

Abelissauro

O Abelissauro cujo o nome significa " réptil de Abel ", viveu no Brasil e chegava a ter até 3 metros de altura e 7 metros de comprimento e pertencia ao grupo dos dinossauros terópodes Abelisauridae, era um terrível animal carnívoro que caçava por toda a América do Sul, sendo muito comum também na Argentina, o local onde foi encontrado e leva em seu nome cientifico é Comahue.
O Abelissauro possuía um crânio grande e leve que poderia ultrapassar 80 centímetros de comprimento, possibilitando mover a cabeça com facilidade, isso aliado à pernas musculosas, o transformavam em um temível predador. Ele se alimentava tanto de carne fresca quanto de carniça, .

Dados do Dinossauro:
Nome: Abelissauro
Nome Científico: Abelisaurus comahuensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Sul
Peso: Cerca de 2,5 toneladas
Tamanho: 3 metros de altura e 7 de comprimento
Alimentação: Carnívora

Parentesco com as aves

Um modelo de um Arqueopterix

Um modelo de um Arqueopterix

Um estranho dinossauro, que fora até confundido com o Compsognato foi descoberto na década de 1850, em calcários da Formação Solnhofen, no sul da Alemanha, o animal só não foi reconhecido como um Compsognato pois no calcário onde o animal foi achado foram encontradas marcas de penas envolta do animal.Esse animal foi conhecido como Arqueopterix.Tempos depois, na China, foram encontrados diversos dinossauros com penas entre eles o Microraptor,Dilong e Sinosauropterix.Isso gerou várias dúvidas entre cientistas e paleontologos, que até hoje discutem sobre esse assunto.Há uma teoria que diz que pequenos terópodes como o Compsognato evolouiram a dinossauros semalhantes a aves, que estas começaram a apereçer no periodo cretáceo, como o Baptornis e o Hesperornithiformes.Considera-se hoje que as aves são descendentes diretos dos dinossauros.

Taxonomia

Ver artigo principal: Taxonomia dos dinossauros.

A super-ordem Dinosauria subdivide-se em duas ordens, de acordo com a estrutura do pélvis - e algumas outras características anatômicas. Uma vez que os seus representantes são encontrados apenas no estado fóssil - com a provável exceção das aves -, a taxonomia deste grupo é ainda fruto de discussão na comunidade científica.

Ordem Saurischia

Ordem Ornithischia

o

As ordens seguintes não fazem parte da super-ordem Dinosauria, mas contêm répteis geralmente associados aos dinossauros e vulgarmente confundidos com este grupo.

A extinção

Ver artigo principal: Extinção dos dinossauros.

Concepção artística do impacto de um asteróide com a Terra.

Concepção artística do impacto de um asteróide com a Terra.

Muitos supõem que há 65,5 milhões de anos houve uma extinção em massa de espécies animais e vegetais incluindo os dinossauros. Diversas teorias tentam explicar esse fato, mas a mais provável de todas é a de que um grande asteróide tenha caído na Terra e levantado poeira suficiente na atmosfera para impedir que a luz do Sol alcançasse a superfície. Como conseqüência disso, muitas espécies vegetais que necessitam fazer fotossíntese para viver teriam morrido e, por fim, os dinossauros vegetarianos. Sem os dinossauros vegetarianos para comer, todos os carnívoros também acabam morrendo, marcando assim o fim da era dos dinossauros.

Apesar disso, existem pelo menos mais dez teorias que tentam explicar o motivo do desaparecimento dos dinossauros.

Algumas espécies

Veja também: Lista de dinossauros

Algumas espécies de dinossauros bastante conhecidas:

Ver também