sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Sauroposeidon

O Sauroposeidon cujo nome significa " Lagarto Poseidon " (Poseidon é o deus grego dos mares e terremotos), foi um dos dinossauros saurópodes mais altos encontrados até agora. Foi descoberto em 1994, no município de Otaka, em Oklahoma, EUA e possuía vértebras de até 1,4 metros de comprimento, o Sauroposeidon era um braquiossaurídeo que tinha um pescoço de tamanho descomunal, mas apesar disso, ele não devia ser "pesar muito" (o equivalente a doze elefante!!!), já que os ossos eram porosos e até muito finos em alguns lugares. Ele devia ter sacos de ar em torno da garganta para deixar o pescoço ainda mais leve, caso contrário ele não poderia levantá-lo até as árvores. Viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 110 milhões de anos atrás nos EUA.
O Sauroposeidon deveria passar 3/4 de seu tempo comendo uma tonelada de suas folhas, já que naquele tempo, estas eram pobres em energia. Apesar da quantidade que ingeria, não seria o bastante para tornar o animal ágil.
Na terceira imagem temos três grandes recordistas do mundo animal, o primeiro da esquerda é um Argentinossauro ( o animal terrestre mais pesado, 100 toneldas ), o segundo no meio é um Sauroposeidon ( o animal terrestre mais alto, 25 metros ) e o último da direita é um Seismossauro ( o animal terrestre mais comprido, 52 metros ), temos também um pequeno ser humano em tamanho proporcional para verificarmos as gigantescas dimensões desses animais.

Dados do Dinossauro:
Nome:
Sauroposeidon
Nome Científico: Sauroposeidon protelus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 60 toneladas
Tamanho: 30 metros de comprimento e até 25 metros de altura
Alimentação: Herbívora

Seismossauro

O Seismossauro cujo nome significa "lagarto que faz a terra tremer", era um dos mais compridos dinossauros que já existiram, tinha quase o dobro do comprimento de um Diplodoco. Em 1985, grandes ossos achados no Novo México, EUA, foram identificados como sendo desse dinossauro, viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 120 milhões de anos atrás.
Com o corpo em forma de barril, cabeça pequena e uma cauda incrivelmente longa, o Seismossauro tinha uma espinha dorsal forte e flexível. Em toda sua extensão, essa coluna era sustentada por enormes ligamentos, como os cabos de uma ponte moderna.
Agitando a cauda como um chicote o Seismossauro conseguia abater um predador com a facilidade com que se mata uma mosca. Quando os ossos de Seismossauro foram encontrados havia mais de 200 pedras redondas e polidas perto dele. Eram gastrólitos, ou pedras do estômago, que ajudavam o dinossauro a digerir a enorme quantidade de plantas que comia.
Provavelmente andavam em manadas de adultos, com os jovens no meio da manada, pois os adultos eram tão grandes que quase nenhum predador conseguia atacar, já os jovens eram lentos e não tinham tanta força para se defender de predadores.
Na segunda imagem um Seismossauro adulto morto, está sendo devorado por um Alossauro, um caçador que talvez não rejeitasse o papel de carniceiro. E na terceira imagem temos três grandes recordistas do mundo animal, o primeiro da esquerda é um Argentinossauro ( o animal terrestre mais pesado, 100 toneldas ), o segundo no meio é um Sauroposeidon ( o animal terrestre mais alto, 25 metros ) e o último da direita é um Seismossauro ( o animal terrestre mais comprido, 52 metros ), temos também um pequeno ser humano em tamanho proporcional para verificarmos as gigantescas dimensões desses animais.

Dados do Dinossauro:
Nome: Seismossauro
Nome Científico: Seismosaurus halli
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 40 toneladas
Tamanho: 52 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Shunossauro

O Shunossauro cujo nome significa " Lagarto Shu " viveu durante o período Jurássico há aproximadamente 158 milhões de anos atrás na China, era um enorme dinossauro saurópode, alias era o único saurópode que possuía " espinhos " na cauda, uma espécie de clava, a qual serviria para dar rabadas em seus adversários, indo além das " chicotadas " que os saurópodes comumente davam, se assemelhando a dos anquilossauros. Na imagem acima um Shunossauro protege seu filhote de um Yangchuanossauro.

Dados do Dinossauro:
Nome: Shunossauro
Nome Científico: Shunosaurus lii
Época: Jurássico
Local onde Viveu: Ásia
Peso: Cerca de 9 toneladas
Tamanho: 14 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Titanossauro

O Titanossauro era um dinossauro herbívoro, saurópode, que media cerca de l2 m de comprimento por 6 metros de altura, sendo considerado um dos maiores "dinossauros brasileiros" , reconhecido em diversas regiões do Brasil através de fósseis, dentes e ovos. O Titanossauro viveu a 100 milhões de anos atrás comendo folhas no topo das árvores há aproximadamente 6 metros de altura.

Dados do Dinossauro:

Nome: Titanossauro
Nome Científico: Titanosaurus sp
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Sul
Peso: Cerca de 9 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento e 6 de altura
Alimentação: Herbívora

Ultrassauro

O Ultrassauro um saurópode do fim do período Jurássico, que foi encontrado na América do Norte, é um dos maiores dinossauros conhecidos, na imagem acima o Ultrassauro (marrom) está ao lado de um outro saurópode o camarassauro ( violeta ). O Ultrassauro tinha mais 35 metros de comprimento e pesava quase 100 toneladas.

Dados do Dinossauro:
Nome: Ultrassauro
Peso: Cerca de 90 toneladas
Tamanho: 38 metros de comprimento e 22 de altura.
Época: Jurássico
Local em que Viveu: América do Norte
Alimentação: Herbívora