sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Evolução dos Dinossauros

O Eoraptor foi um dos primeiros dinossauros conhecidos

O Eoraptor foi um dos primeiros dinossauros conhecidos

Os dinossauros divergiram dos seus antepassados arcossauros há aproximadamente 230 milhões de anos durante o período Triássico, rudemente 20 milhões de anos depois que o evento de extinção Permo-Triássica apagou aproximadamente 95 % de toda a vida na Terra.A datação de fósseis do primeiro gênero de dinossauro conhecido, o Eoraptor estabelece a sua presença no registro de fóssil de 235 milhões de anos.Os paleontólogos acreditam que Eoraptor se parece com o antepassado comum de todos os dinossauros; se isto for verdadeiro, os seus traços sugerem que os primeiros dinossauros fossem predadores pequenos, provavelmente bípedes.A descoberta de ornitodiros primitivos, parecido a um dinossauro foram animais como Marasuchus e Lagerpeton em camadas de rochas triassicas da Argentina apoia esta visão; a análise de fósseis recuperados sugere que esses animais fossem predadores pequenos.

As poucas primeiras linhas de dinossauros primitivos diversificados rapidamente pelo resto do período Triássico; as espécies de dinossauro rapidamente desenvolveram as características especializadas e a variedade de tamanhos.Durante o período da predominância dos dinossauros, que abrangeu os seguintes períodos Jurássico e Cretáceo, quase cada animal da terra conhecido eram maiores do que 1 metro de comprimento.

O Evento K-T, que ocorreu há aproximadamente 65 milhões de anos no fim do período Cretáceo, causou a extinção de todos os dinossauros exceto a linhagem que já tinha dado a origem aos primeiros pássaros.Outras espécie diapsídeos relacionadas aos dinossauros também sobreviveram ao evento.

Tamanho

Comparação de um sauroposeidon perto de um homem.

Comparação de um sauroposeidon perto de um homem.

Enquanto evidência é incompleta, é claro que, como um grupo, os dinossauros foram grandes.Mesmo para padrões de dinossauros, os saurópodes foram gigantescos.Durante a maior parte da Era Mesozóica, os saurópodes mais pequenos foram mais grandes do que algo mais no seu hábitat, e os maiores foram uma ordem da magnitude mais maciça do que algo mais que andou desde então sobre a Terra.Os mamíferos pré-históricos gigantescos como o Indricotherium e o mamute seriam nanicos perto saurópodes gigantescos, e só uma mão cheia de animais aquáticos modernos os aproxima ou sobrepuja no tamanho — o mais notavelmente a baleia-azul, que consegue até 190,000 quilogramas (209 toneladas) e 33.5 m (110 pés) no comprimento.

Grupos de Dinossauros

Os Dinossauros eram divididos em seis grupos:Terópodes, que consistiam nos maiores predadores da Terra, Saurópodes, os maiores animais que já habitaram a terra, Ceratopsídeos, que tinham adornos na cabeça, Estegossauros, dinossauros com placas nas costas , Anquilossauros, os dinossauros "blindados" e com porretes na cauda e os Ornitópodes, também conhecidos como dinossauros-bico-de-pato.

Terópodes

Tiranossauro.

Tiranossauro.

Os Terópodes ("pé de besta") são um grupo de dinossauros saurisquianos bípedes.Embora eles fossem principalmente carnívoros, um número de famílias da ordem dos terópodes desenvolveram hábitos herbívoros, durante o Período Cretáceo.Os primeiros Terópodes aparecem durante o Triássico há aproximadamente 220 milhões de anos e foram os grandes carnívoros terrestres do Jurássico até o fim do Cretáceo, há aproximadamente 65 milhões de anos. Hoje, eles são representados por 9,300 espécies vivas de pássaros, que se desenvolveram no Jurássico de pequenos coelurossauros.

Entre as características que ligam terópodes a pássaros são um furcula, ossos enchidos por ar e (em alguns casos) penas e meditativo dos ovos.

Saurópodes

Dois Braquiossauros.

Dois Braquiossauros.

Os Saurópodes foram um dos dois grandes grupos de dinossauros saurísquios ou dinossauros com bacia de réptil. Os seus corpos eram enormes, com um pescoço muito comprido que terminava em uma cabeça muito pequena. A cauda, também muito comprida, junto com uma grande unha que a maioria dos saurópodes possuíam na pata dianteira, eram suas únicas armas de defesa, além de seu tamanho. Eram quadrúpedes, com patas altas, retas como colunas, terminadas em pés dotados de dedos curtos e bastante parecidas com as dos elefantes. A sua dieta alimentar era vegetariana. Muitos deles não dispunham de mandíbulas e dentes apropriados para mastigar, de modo que engoliam grandes quantidades de matéria vegetal que, em seguida, eram "trituradas" no estômago por pedras ingeridas para facilitar a fermentação e a digestão do alimento.

Anquilossauros

Edmontania, um famoso anquilossauro.

Edmontania, um famoso anquilossauro.

Os Anquilossauros (ou Ankilosauridae) receberam este nome por causa do Anquilossauro e formam um grupo de dinossauros caracterizados por possuíremarmaduras corpóreas providas de grossos espinhos e um bola de fortes ossos fundidos que era usada como arma de defesa (este ultimo e o fato de serem mais baixos e atarracados (baixo e gordo) é o que distinguia os anquilossauros dos nodossauros que eram os seus antepassados, que também eram encouraçados espinhentos). O corpo dos anquilossauros os transformavam em perfeitas armas de combate sendo que em alguns casos até as pálpebras dos olhos eram "blindadas" por uma espécie de persiana óssea, em um combate eles ficariam de lado para o atacante e lhes ameaçariam com a cauda que poderia desferir uma pancada que intimidaria até os maiores predadores da Terra e em caso de fuga eles poderia acertar pancadas com facilidade em quem os tivessem perseguindo. Todos eles viveram durante o período Cretáceo.

Estegossauros

Um Estegossauro e um Alossauro em um duelo.

Um Estegossauro e um Alossauro em um duelo.

O grupo Stegosauria recebeu esse nome por causa do Estegossauro e agrupa dinossauros que possuem diversas características em comum, como por exemplo: corpos gigantescos com cabeças minúsculas, fileiras duplas de enormes placas ósseas dispostas de ambos os lados da coluna vertebral, ferrões na cauda entre outros. Cada espécie se destacando pela forma, disposição das placas e ferrões e tamanho. Essas placas podem ter tido diversas funções mas não se sabe com cereteza qual era sua função, algumas teorias dizem que elas serviam para aquecer o corpo como painéis solares, outras dizem que serviria para efeitos visuais para o acasalamento e para combates entre machos por hieráquias.

Ceratopsídeos

Dois Centrossauros em uma luta

Dois Centrossauros em uma luta

Ceratopsia (do latim "lagartos com chifre frontal") é uma micro-ordem de dinossauros ornitópodos marginocefalianos quadrúpedes e herbívoros, característicos do período Cretáceo. Os ceratopsianos, como são chamados os dinossauros pertencentes à essa ordem, viveram principalmente em regiões que atualmente são a Ásia e a América do Norte. Esses dinossauros variavam muito de tamanho medindo de 75 centímetros até 10 metros de comprimento. O nome ceratopsia que, como visto anteriormente, vem do latim "lagartos com chifre frontal" se deve ao fato de esses dinossauros possuírem um ou mais chifres na face.

Ornitópodes

Vários ornitópodes.

Vários ornitópodes.

Ornitópodes são um grupo de dinossauros ornitísquios que começaram como pequenos herbívoros terrícolas, e cresceram em tamanho e número até tornarem-se os mais bem sucedidos herbívoros do Cretáceo em todo o mundo, dominando totalmente as paisagens da América do Norte. Sua maior vantagem evolutiva era o desenvolvimento progressivo do aparelho mastigatório que tornou o mais sofisticado já desenvolvido por um réptil, rivalizando o dos modernos mamíferos como a vaca doméstica. Eles alcançaram seu ápice nos bico-de-pato, antes de serem varridos pelo evento de extinção Cretáceo-Terciário junto com todos os outros dinossauros não-avianos.

Paquicefalossauros

Paquicefalossauro.

Paquicefalossauro.

Pachycephalosauria (do grego "lagartos de cabeça espessa") é uma micro-ordem de dinossauros ornitópodos marginocefalianos bípedes e herbívoros que habitaram a Terra durante o período Cretáceo, onde atualmente estão as terras da América do Norte e da Ásia . A característica mais marcante destes animais era o topo do crânio,que possía em alguns animais vários centímetros de espessura, podiam apresentar formato de domo ou ainda era adornada com espinhos (como o Stygmoloch). A função de tal característica incomum é desconhecida. Até recentemente especulava-se que os membros desta micro-ordem utilizavam seus crânios em disputas territorias ou por um parceiro sexual batendo suas cabeças uma contra as outras (tal qual fazem alguns antílopes). No entanto, estudos recentes apontaram que haveria grandes danos ao cérebro do animal, caso ele chocasse sua cabeça contra a de outro indivíduo, sugerindo que talvez seu crânio fosse utilizado para a defesa contra predadores ou as disputas por parceiros eram realizadas com golpes desferidos contra as laterias do rival (assim como as girafas o fazem).

Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Os Anquilossauros

Os Anquilossauros formam um grupo de dinossauros caracterizados por possuírem armaduras corpóreas providas de grossos espinhos e um bola de fortes ossos fundidos que era usada como arma de defesa ( este ultimo e o fato de serem mais baixos e atarracados é o que distinguia os anquilossauros dos nodossauros, que também eram encouraçados espinhentos). O corpo dos anquilossauros os transformavam em perfeitas armas de combate sendo que em alguns casos até as pálpebras dos olhos eram " blindadas " por uma espécie de persiana óssea, em um combate eles ficariam de lado para o atacante e lhes ameaçariam com a cauda que poderia desferir uma pancada que intimidaria até os maiores predadores da Terra e em caso de fuga eles poderia acertar pancadas com facilidade em quem os tivessem perseguindo.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Anquilossauro

O Anquilossauro cujo nome significa "lagarto fundido", por causa de sua excepcional armadura corporal, viveu há aproximadamente 65 milhões de anos atrás durante o fim do período Cretáceo nos EUA. A única parte de seu corpo vulnerável era a barriga, por isso só seria morto por predadores quando estivesse de barriga pra cima. Sua cauda tinha uma espécie de clava, na ponta, de osso puro e fortemente presa a ela. Poderia quebrar a perna de um Tiranossauro Rex com um só golpe. Tinha um crânio de quase 1 metro de comprimento, muito largo e adaptado para pastar, não para alcançar vegetação mais alta.

Dados do Dinossauro:
Nome: Anquilossauro
Nome Científico: Ankilosaurus magniventris
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 7 toneladas
Tamanho: 10 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Euplocéfalo

O Euplocéfalo cujo nome significa "cabeça bem protegida" viveu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás no final do período Cretáceo no Canadá, tinha um tipo de armação óssea que se espalhava pelo seu corpo em forma de cinturões, estendendo-se do pescoço até a cauda, dando a esse animal maior proteção, sua ossada desse animal foi descoberta em 1902, no Canadá. Além disso, ele possuía ferrões bem grossos na cabeça, nos ombros e nas costas.Sua longa cauda terminava em uma "bola", formada por inúmeros pequenos ossos. Um golpe com esta arma poderia ser fatal, um só golpe quebraria a perna de um enorme terópode. Os olhos do Euplocéfalo eram pequenos, a cabeça larga e os ossos do crânio estavam tão bem ligados como uma blindagem. Na verdade, o Euplocéfalo, com seu corpo grande e largo, todo protegido, poderia muito bem ser comparado a um tanque de guerra, como era comum nos anquilossaurídeos.

Dados do Dinossauro:
Nome: Euplocéfalo
Nome Científico: Euplocephalus tutus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Gastônia

O Gastônia burgei cujo nome indica seus descobridores, Robert Gaston juntamente com Don Burge, viveu há aproximadamente 125 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo nos Estados Unidos e podia atingir 5,5 metros de comprimento, 2 metros de altura e pesar 1 tonelada. Pertencia ao grupo Ankylosauria, mesmo do Anquilossauro.
Eles possuíam um arsenal completo de defesa contra os predadores, composto de espinhos gigantescos que poderiam atingir quase um metro de comprimento, restos de sua pele fossilizada demonstraram um complexo sistema de escamas grossas com encaixes precisos, a cabeça ficava sob uma proteção de osso sólido, embora fosse um herbívoro seu poderoso bico córneo era capaz de arrancar membros de pequenos e médios predadores como o Utahraptor, e em toda latetral de seu corpo, até a ponta do rabo, o Gastônia apresentava espigões que se encaixavam como uma tesoura e quando atacado o Gastônia poderia curvar ambos os lados do corpo alternadamente, produzindo um efeito esmagador entre seus espigões laterais que poderia cortar um pequeno predador ao meio e cortar membros de grandes predadores.

Dados do Dinossauro:
Nome: Gastônia
Nome Científico: Gastonia burgei
Época: Cretáceo
Local em que Viveu: América do norte
Peso: 1 Tonelada
Tamanho: 5,5 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Pinacossauro

Viveu na Ásia, durante o final do Cretáceo. Seu nome significa "lagarto de prancha". É da família dos Anquilossaurídeos, dinossauros com uma forte couraça óssea espalhada por todo o corpo, menos na área da barriga. Sua cauda termina num forte e denso porrete, que ele usava para contra-atacar.

Dados do Dinossauro:
Nome: Pinacossauro
Nome Científico: Pinacosaurus sp
Época em que Viveu: Fim do Cretáceo
Tamanho: 5,3 metros de comprimentos
Alimentação: Herbívora

Saichania

O Saichania pertencia ao grupo dos anquilossauros ou dinossauros couraçados. Possuía placas ósseas com espetos que lhe cobriam a cabeça , o pescoço , o dorso e a cauda, como também na parte ventral. As placas ósseas eram porosas e o seu interior era oco, portanto , bastante leves , o que permitia que o animal move-se com uma certa desenvoltura. Sua cauda terminava num grande volume ósseo , todavia era leve e flexível. O Saichania conseguia movimentá-la com rapidez de um lado para outro e a utilizava como uma temível arma de defesa, que poderia derrubar até um Tiranossauro. Viveu há aproximadamente 80 milhões de anos atrás, no deserto de Gobi, na Mongólia.

Dados do Dinossauro:
Nome: Saichania
Nome Científico: Saichania chulsanensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 7 metros de comprimento
Alimentação: Herbívoro

Os Ceratopsídeos

Os Cerátopsídeos cujo nome significa " cara com chifres ", eram todos quadrúpedes. Caracterizavam-se essencialmente pelo tamanho dos seus crânios, com grandes projeções ósseas que protegiam o pescoço, e pelos chifres que apresentavam no rosto, quer sobre os olhos, quer no nariz. O único ceratopsídeo atípico que se conhece é o Paquirinossauro, que não possuía chifres de qualquer tipo e, em contrapartida, exibia um engrossamento ósseo em forma de plataforma sobre as narinas e outro acima de cada olho. Mas em toda essa família a diversidade de forma cranianas é surpreendente, possuindo até um dos maiores crânios entre os animais terrestres ( Torossauro). Os chifres e as " golas " dos Ceratopsídeos, além do seu possível uso como defesa face ao ataque dos predadores, deviam desempenhar um papel importante nos combates entre machos e como meio de comunicação visual.


Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:

Anchicerátops

O Anchicerátops cujo nome significa ("quase uma cara com chifre") foi encontrado em Alberta no ano de 1914. Possuía um bico córneo que era comum no grupo ao qual ele pertencia, os ceratopsianos, eram bem armados com chifres e escudos, provavelmente viviam em grandes rebanhos com os filhotes centralizados para melhor se defenderem.

Dados do Dinossauro:
Nome: Anchicerátops
Nome Científico: Anchiceratops ornatus
Local onde viveu: América do Norte
Tamanho: 6 metros de comprimento
Peso: Cerca de 4 toneladas
Alimentação: Herbívora

Avaceratops

O Avaceratops se distinguia dos outros dinossauros por um pequeno chifre sobre o nariz e um osso de enfeite, que parecia um colar em volta do pescoço. Provavelmente o chifre servia para protegê-lo da maioria dos dinossauros carnívoros.
Sendo herbívoro, o Avaceratops arrancava caules e troncos com sua boca especial, que funcionava como um bico de papagaio. Seus dentes afiados, localizados na parte posterior do maxilar, se encarregavam de separar as folhagens da madeira. Acredita-se que esses animais viviam em grandes grupos que perambulavam pelas planícies da América do Norte.
É bem possível que o Avaceratops corresse com as pernas musculosas que possuía. Ao correr, balançava o pesado rabo no ar.
Até hoje, apenas uma parte do Avacerátops foi encontrada. Isso em 1981, em Montana, nos EUA. Até 1988, não tinha nome.

Dados do Dinossauro:
Nome: Avaceratops
Época: Cretáceo
Tamanho: 1m de altura e 2,5m de comprimento
Alimentação: Herbívoro

Centrossauro

O Centrossauro cujo nome significa "lagarto de ponta afiada", viveu há aproximadamente 65 milhões de anos atrás no final do período Cretáceo, possuía uma cabeça pesada com dois chifres pequenos no topo do crânio e um grande na ponta do nariz, ombros fortes e um rabo pequeno, como a maioria dos Ceratopsídeos, família a qual pertence.

Dados do Dinossauro:
Nome: Centrossauro
Nome Científico: Centrosaurus apertus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Chasmossauro

O Chasmossauro cujo nome significa " Lagarto de fenda no crânio " pertencia a família dos ceratopsídeos. Viviam em grupos grandes na América do Norte durante o período Cretáceo governados por machos dominantes onde todos se ajudavam em caso de ataque, se alimentavam pastando em campos e florestas.O escudo e os chifres eram ótimas armas de defesa contra predadores porém eram também utilizadas em batalhas entre machos na disputa de fêmeas.Também tem outras espécies conhecidas como: Chasmossauro canadensis, Chasmossauro mariscalensis e Chasmossauro russelli.

Dados do Dinossauro:
Nome: Chasmossauro
Nome Científico: Chasmosaurus belli
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 1,5 toneladas
Tamanho: 8 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Einiossauro

O Einiosaurus viveu durante o período de Cretáceo, há aproximadamente 71 milhões de anos atrás. Foi um ceratopsiano, e ao contrário de seus parentes, seu chifre era curvado para baixo e, sendo assim, não seria muito eficiente na luta contra os predadores, ao invés disso o Einiossauro devia usá-lo em combates contra membros de sua própria espécie, por fêmeas ou por hierarquia social. Foram achados três crânios desse animal, junto de alguns ossos em 1970, em Montana, nos EUA.

Dados do Dinossauro:
Nome: Einiossauro
Nome Científico: Einiosaurus sp.
Época em que Viveu: Cretáceo, por volta de 71 milhões de anos a. c.
Peso: 7 toneladas.
Tamanho: aproximadamente 7 metros.
Alimentação: Herbívoro

Estiracossauro

O Estiracossauro cujo nome significa "lagarto ouriço", viveu principalmente no Canadá e EUA. Possuía um grande chifre no nariz, porém, o que o diferenciava dos outros animais de sua família era a pequena saliência óssea sobre os olhos. Tinha uma crista em forma de escudo, com seis longos e fortes espinhos que lembravam o cocar de um índio. Supõe-se hoje que, esses espinhos não eram muito eficientes pois não estavam devidamente posicionados para garantir uma boa defesa caso o animal sofresse um ataque. Mesmo assim poderiam transmitir uma impressão bem ameaçadora, assustando e afugentando o inimigo.Numa luta, a principal arma do Estiracossauro era o grande chifre no nariz, com qual feria a vítima. O esqueleto do Estiracossauro era muito forte, pois tinha que sustentar a cabeça pesada. Era sem dúvida, um dos dinossauros mais amedrontadores que já existiu. Viveu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás.

Dados do Dinossauro:
Nome: Estiracossauro
Nome Científico: Styracosaurus albertensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 6m de comprimento
Alimentação: Herbívora

Paquirinossauro


O Paquirinossauro é relativamente incomum entre os centrossaurídeos, já que não foram encontrados restos de um chifre nasal. Ao invés disso, ele tem uma saliência óssea áspera no lugar, que deveria ter sido usada em combates entre os machos. É improvável que essa saliência tenha suportado qualquer tipo de chifre de queratina, como tem sido descrito às vezes.
O Paquirinossauro era um centrossaurídeo maciço, com cerca de 7 metros de comprimento. Provavelmente, rebanhos desses animais devem ter migrado sazonalmente para dentro e fora do Canadá.

Dados do Dinossauro:

Nome: Paquirinossauro
Nome Científico: Pachyrhinosaurus canadensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: Cerca de 7 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Pentaceratops

O Pentaceratops cujo o nome significa " Lagarto de cinco chifres ", viveu no Novo México e Colorado, media aproximadamente 8 metros de comprimento e chegava a pesar 3 toneladas, viviam em grupos alimentando se de vegetações rasteiras. Pertencia a família dos ceratopsídeos. O escudo e os chifres eram ótimas armas de defesa contra predadores porém eram também utilizadas em batalhas entre machos na disputa de fêmeas, escudo o qual acredita-se que fosse ornamentado de colorido que serviria para seduzir fêmeas e aterrorizar possíveis adversários.

Dados do Dinossauro:
Nome: Pentaceratops
Nome Científico: Pentaceratops sternbergi
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: 8 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Torossauro

O Torossauro cujo nome significa "lagarto touro" foi encontrado pelo famoso paleontólogo Othiniel Charles March, e podia atingir até 8 metros de comprimento, dos quais quase 3 eram só da cabeça, a qual é o maior crânio dentre os animais terrestres conhecidos. O escudo e os chifres eram ótimas armas de defesa contra predadores porém eram também utilizadas em batalhas entre machos na disputa de fêmeas, escudo o qual acredita-se que fosse ornamentado de colorido que serviria para seduzir fêmeas e aterrorizar possíveis adversários. Os músculos do pescoço do Torossauro eram extremamente forte para aquentar o peso da enorme cabeça e juntamente com eles os das patas dianteiras. Os Torossauros viviam em enormes manadas para se defenderem dos grandes predadores de sua época, como por exemplo o Tiranossauro rex, a manada e uniria e formaria um parede de escudos e chifres com os mais fracos (filhotes, velhos e doentes) no interior dela.

Dados do Dinossauro:
Nome:
Torossauro
Nome Científico: Torosaurus latus
Época: Cretáceo, de
67 a 65 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 5 toneladas
Tamanho:
8 metros de comprimento